Malta - Europa
- mochiladabruh
- 11 de dez. de 2018
- 15 min de leitura
Outubro/Novembro de 2018
Terminei minha faculdade no ano de 2015 e desde então comecei a juntar dinheiro para fazer algo, a princípio eu tinha duas ideias a primeira seria comprar um carro e a segunda seria fazer um intercâmbio. Os anos foram se passando, o cofrinho foi engordando(não tanto quanto eu queria, mas... haha).
2017 uma amiga me apresentou o programa de Au Pair, que é ser babá nos Estados Unidos, comecei a pesquisar sobre, fiquei super empolgada, cheguei até a preencher as papeladas, pensar no vídeo de apresentação. Até que comecei a ver alguns casos não tão positivos a respeito das agências, que eles não davam o suporte necessário que você vai precisar enquanto estiver longe e tals, conheci algumas meninas que me falaram Bruh tem que gostar muitoooo de criança, não é brincadeira o negócio aqui, você vai viver pela criançada. Eu sou uma pessoa não tão apegada a crianças, mas estava disposta a correr o risco. Acabei desanimando total do programa e pensei em partir para um intercambio convencional (foi a melhor escolha que fiz na vida haha).
2018 fiquei desempregada e pensei agora é a hora, vamos correr atrás disso, dar um Up no currículo e ver no que vai dar.
Primeiro pensei no Canadá (tenho um crush lá, já me imaginava vivendo uma história de amor haha). Aí vem a história do visto então cancela Canadá.
Então vamos para Irlanda brasileiro não precisa de visto por 90 dias, e mesmo sendo um lugar que chove muito, imaginei que seria algo bem deprimente, mas pensei na cerveja e isso me confortou, então vamos para Irlanda.
Fui em várias agencias, fiz diversos orçamentos. Quando a representante da Egali me ligou e disse você está aberta a outros destinos? Eu disse olha, eu estou aberta ao que for mais barato. Ela me apresentou Malta, que estava com uma promoção bem bacana, o preço estava ótimo por ser uma escola premium. Eu já sabia da existência de Malta, porque a cunhada de uma colega mora lá. Mas nunca havia pesquisado a fundo sobre o lugar.
As praias me conquistaram e decidi fechar. Pesquisei algumas coisas sobre, entrei em diversos grupos no Facebook eu sabia que iria encontrar um lugar lindo, rico em histórias, cultura e também sabia que ia ter Game of Thrones haha... Então pagamento feito, data marcada é hora de embarcar.

Outubro de 2018.
Entrei no aeroporto de Guarulhos rumo ao intercambio que mudaria minha vida. Estava feliz e ao mesmo tempo com um friozinho na barriga, não sabia o que me esperava naquele lugar, fui sem grandes expectativas, eu sabia que iria para um lugar muito bonito e conheceria uma cultura rica e diferente. Logo no embarque já encontrei com mais 4 pessoas que estavam indo para o mesmo destino com a mesma finalidade. Ali já começou uma grande amizade.
12 horas de voo até Roma, eu acordava e dormia e parecia que não ia chegar nunca. Meu Deus que voo demorado haha... Chegamos em Roma o aeroporto deles é gigante, esperamos algumas horas e partimos para Malta. Mais 1 horinha dentro de um avião e chegamos.
Malta nos recebeu com um pôr do sol divino e ali mesmo já começou a ganhar meu coração. No transfer já conheci mais algumas pessoas que ficariam hospedadas no mesmo local que eu. E aí, mais amigos.
Chegamos no Hostel e fomos muito bem recebidos, nos acomodamos, nos arrumamos e fomos conhecer a área e logico partir em busca de comida haha... Comemos uma pizza de ¢2 que por sinal era gigante e fomos tomar cerveja para brindar a nossa chegada.
Domingo pela manhã já juntamos um grupo e fomos conhecer Comino e Gozo. Que são ilhas de tirar o folego, pegamos um ônibus turístico daqueles que o teto é aberto e você vai vendo tudo e em seguida pegamos o Ferry. Passamos o dia todo fora, são passeios longos e que tem muita coisa para aproveitar.

Segunda-feira de manhã é dia de ir para escola e saber qual será o horário da sua aula e nível que irá ficar. Estudei na ACE English no período da tarde, as aulas são das 14h às 18h. Depois você tem a opção de mudar para manhã e também pode mudar para turmas só de conversação. Eu fiquei a tarde mesmo, porque não gosto de acordar cedo haha... Eu simplesmente AMEI a escola, tive colegas de classe de toda parte do mundo, 3 professores passaram pela minha turma todos excelentes e apaixonantes.
Logo no primeiro dia de aula a escola convida os alunos para uma festa de boas-vindas no Hard Rock Café. É algo bem interativo, cerveja e a galera de todos os países conversando e fazendo novas amizades. Saindo do Hard Rock eles te levam para uma balada, isso mesmo BALADA com FREE DRINK que escola legal né gente?!
As aulas são de segunda à sexta, confesso que no início eu estava super empolgada e amava cada segundo dentro da sala de aula, mas depois vai dando preguiça e eu deseja muito que fosse só 2x por semana haha... De acordo com a quantidade de semanas que você vai ficar, tem a quantidade de faltas que você pode ter. Por exemplo eu fiquei 4 semanas podia ter 3 faltas. Se caso você faltar mais que isso, você não consegue pegar o seu certificado.
Gente meu inglês na minha opinião não era muito bom, e eu tinha muito medo de não entender nada que a professora falasse. Não entrava na minha cabeça como uma pessoa vai me explicar tudo em inglês. E foi super tranquilo eu entendia tudo que os professores falavam, eles são bem dinâmicos e fazem bastante mimica para tentar explicar algo.

Os dias foram se passando eu fiz várias atividades, conheci vários lugares, não vou me lembrar de cada detalhe, mas vou contar um pouquinho dos que mais gostei.
Conheci Valletta que é um lugar maravilhoso, tem lojas, shopping, restaurantes e uma estrutura de tirar o folego. As construções e a vista de lá é algo que não tenho palavras para descrever.

Visitei Mdina também que é no mesmo estilo de Valletta, construções lindas, tudo clean com portinhas coloridas. Há um restaurante que chama Fontanella, lá é onde vende o famoso bolo de chocolate de Malta (mas, sinceramente não achei nada demais, os bolos da minha mãe são bem mais gostosos haha). Lá em Mdina foi gravado cenas de Game of Thrones, pra uma viciada em series como eu, nem preciso falar que pirei né?! Que lugar minha gente, que lugar.

Em Birgu não tem muitas coisas para fazer, mas é lindo do mesmo jeito, tem uns museus e muitos barcos por lá.

Os três lugares visitei de ônibus mesmo. Fui pela manhã e voltei antes de ir para aula. Bem tranquilo chegar lá e o mais legal é que cada pessoa que vai tira foto em um lugar diferente. É o mesmo ambiente, mas cada um consegue desfrutar de um pedacinho diferente.
No final da rua tem uma praia para você relaxar e ver o por do sol, indo sentido Sliema você tem praia pela orla todinha, há lugares que fazem umas psinas naturais, próximo a escola também tem uma praia de areia que dá pra mergulhar antes da aula (normalmente as praias são de pedra e não de areia). E dá pra visitar tudo andando ir cada dia em um pedacinho e desfrutar das maravilhas que Deus fez.
Há outras praias que você pode visitar pegando um ou dois ônibus. Como Paradise Bay, Golden Bay, St. Peter’s Pool, Ramla Bay, Anchor Bay e Mellieha Bay.

Estive em Popeye Village onde foi gravado um dos primeiros filmes e simplesmente me encantei pelo lugar, tudo tão lindo e no dia que fui estava rolando uma festa de Halloween, tudo decorado, personagens fantasiados e a criançada pedindo doces ou travessuras. Esse passeio eu fiz com e escola e foi bem legal até drink free nós ganhamos, não entramos no mar porque o dia estava bem fechado.
Com escola também fui à última festa do Café Del Mar, que é um lugar muito descolado e bonito. Porém é rolê de gente bem de vida, para nós meros intercambistas, achamos um pouco caro ficar alcoolizado ou alimentado naquele lugar haha... Mas fomos para conhecer. Esse é lugar que só abre no verão, por isso era a festa de encerramento deles, pois já estávamos entrando no outono. No dia que fomos tivemos o azar do tempo estar fechado, então não rolou entrar naquela piscina infinita de frente para o mar maravilinda.
Um pouquinho sobre Malta
Malta, oficialmente República de Malta é um país insular localizado no Sul da Europa, cujo território ocupa as Ilhas Maltesas, um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul da ilha da Sicília (Itália) e 288 km a nordeste da Tunísia (África), 1826 km a leste de Gibraltar e 1510 quilômetros a oeste de Alexandria. Malta abrange uma área terrestre de 316 km², tornando-se um dos menores países da Europa, possuindo também a maior densidade demográfica do continente. Sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara. O Maltês é a língua nacional e o inglês é a língua co-oficial.
A população de Malta é aproximadamente 417 617, Malta está crescendo agora e tem muitas coisas que ainda são complicadas por lá. Por exemplo em dias de chuva a internet fica péssima, não tem muita mão de obra, então é difícil encontrar serviços de reparos e etc. (Já tenho planos de ir pra lá e virar Pereirão haha – To falando sério viu gente).
Morei em St. Julians próximo a Paceville também conhecido como inferninho. Lá é um lugar que tem balada de domingo a domingo, todas as baladas têm entrada grátis e de quebra você ainda consegue uns free drink, mas já vou avisando que os drinks são 2 dedos de vodka e 1 litro de suco tang haha...

VIDA NOTURNA
Para quem gosta de balada lá é o lugar certo! Eu sou uma pessoa que não curte baladas, porque eu não sei dançar, aquelas luzes me deixam mais tonta do que eu já sou e a música é muito alta. Resumindo eu sou uma anciã no corpo de uma jovem. Meu negócio é sentar em um boteco pedir uma cerveja, ouvir um som ambiente, conversar e encher a cara de cerveja.
Isso foi algo que senti falta, lá não tem muitos lugares tipo boteco, tem alguns Irish Pub bem bacanas, mas acaba saindo muito caro para o bolso de intercambista.
ÁLCOOL
Porém a parte boa (melhor parte do intercambio de Malta haha), a cerveja lá é muitooooo barata. Um latão é tipo ¢0.90 ou ¢1.50 a minha favorita foi a 8.6 que tem exatamente 8.6% de teor alcoólico.
Por que será que gostei? Haha... Dica muitoooo importante: Bebida alcoólica não é permitido vender depois das 21h e também não pode beber na rua. Então você tem que passar no mercado ou na adega antes das 21h levar para casa e beber em lugares fechados. No hostel vende cerveja ¢1.50 preço ótimo e cerveja de qualidade. Outra bebida que vende lá é uma chamada Cidra, mas não tem nada a ver com a nossa cidra. É uma bebida doce, com sabores tipo frutas vermelhas, maracujá, pera e todas são deliciosas, são tão gostosas que você bebê várias e esquece que tem álcool. Custa ¢3 à ¢4 depende do lugar que você comprar. Mas experimente porque é deliciosa.
COMIDA
Para quem gosta de massa, Malta é o paraíso, pizza é muito barato e vende em todas as esquinas, há umas marmitinhas de macarrão com queijo ou arroz com queijo que custa ¢1.50 e vale uma refeição, tem MC Donald’s, Buger King e Subway todos que comeram falaram que não chega aos pés do nosso brasileiro. Mas... Tem uma hamburgueria que chama Hugo’s Burger que é um sonho, todos os combos são deliciosos e coma lá quantas vezes seu bolso permitir. Com ¢8.95 você compra um combo top de lanche, batata, refri e molho free. Há um restaurante brasileiro em Sliema, é muito bom a comida lá tem coxinha e tem PF os pratos são a partir de ¢9.
A comida típica de lá é Pastizzi é como se fosse uma massa folhada, porém cheia de óleo com recheio de frango, espinafre e tem outros sabores também. Eu não curti muito comi só para experimentar custa ¢0.60.
Tem muitos lugares que vende batata frita no cone também e são maravilhosas, compre por apenas ¢3 que é sucesso.
Lá é a terra do chocolate Milka e do Oreo, me acabei de tanto comer bicoito oreo e barra de chocolate Milka. Os preços variam de ¢1.30 à ¢2.00 e tem todos os sabores que você imaginar. A Nutella de lá é muito mais gostosa que a nossa e um balde de 3kg de Nutella custa ¢27.
Café lá só o solúvel, então fica a dica leve coador e café daqui se você quiser ser feliz. Sofri muito até conseguir acertar o ponto desse café solúvel para se tornar algo bebível, e os cafés do Starbucks e Mc Café são péssimos tudo muito aguado e fraco. Nos primeiros dias fiquei até tremendo pela falta de cafeína no organismo haha.
MERCADO
O mercado que mais frequentei foi o Arkadia preço bom e próximo ao hostel, mas na esquina do hostel e na rua de cima também haviam mercadinhos menores com preço bom, tem o Tower Supermarket e o Greens que são mercados maiores, com mais opções e preço bom também, porém como eram mais longe quase não visitei.
Os mercados de lá são bem bagunçados em relação a setores, aqui no Brasil estamos acostumados com seções cada coisa em seu lugar, lá não você encontra pacote de macarrão ao lado de pacote de biscoito. Lá vende todos os tipos de queijo que você imaginar e o preço é bem bacana também.
Normalmente comida de intercambista é macarrão porque é barato e fácil de fazer rsrs. Mas tem uma galera bem profissional que faz uns pratos bem bacanas. Eu não cozinho nada aqui no Brasil, então aprendi a fazer tudo lá, para mim que não gosto de cozinhar foi bem complicada essa parte rs.
Carne, legumes, verduras e frutas é super caro, por ser uma ilha tudo é importado então os preços são bem elevados. Carne deixei para comer nos restaurantes e verduras substitui por enlatados fazer o que né?! Haha...
Não esqueça de levar sua sacola para o mercado, lá se você quiser sacola tem que pagar ¢0.8 por ela. Ande sempre com uma ou faça igual eu saia na rua carregando pão, cerveja, ervilha e ketchup nos braços.
COMPRAS
A minha escola ficava dentro de um shopping, então eu era tentada todos os dias tendo que passar na frente de todas as vitrines para conseguir chegar até a escola. Foram dias difíceis haha... Malta não tem tanta roupa barata comparado a outros lugares da Europa, tênis e eletrônicos é a mesma coisa se for para investir nessas coisas vá para os EUA haha.
Mas sou uma pessoa viciada em fazer compras e lá não seria diferente comprei algumas peças de roupas em Valletta e outras em St. Julians. Moletom é muito barato por lá. Paguei ¢8 em um e ¢5 em um vestido. Então valeu muito a pena.
EVENTOS
No hostel onde fiquei a galera promovia vários eventos para os hospedes interagir e eu achava tudo um máximo, porque como não curto balada lá era onde eu me divertia durante a noite. Às quartas têm o Beer Pong que só por envolver cerveja já é legal né haha... É free só subir no terraço e participar dos jogos todas as quartas. As quintas rolava quintaneja com open bar de cerveja por apenas ¢5. Nem preciso falar que era sucesso né?! Haha...
Tem um outro jogo que você tem que virar o copo na mesa (sou péssima com nomes, acredito que é porque sempre que eu estava jogando já estava alcoolizada haha). Jogos alcoólicos são sempre legais e nesses eu sempre procurava marcar presença.
Tivemos festa de Halloween, churrasco e por aí vai. Fora que tem aqueles futebol de mesa (que sempre esqueço o nome), piscina e violão para curtir sempre que quiser.
Galera sempre tá ouvindo música com playlist bem bacana. Então diversão é o que não falta no hostel. Esse foi o motivo que mais AMEI na minha hospedagem.
HOSPEDAGEM
Durante as minhas 4 semanas me hospedei no Egali Hostel, um lugar muito bem localizado, próximo de tudo que você vai precisar. Muito bem organizado, limpo, os quartos são ótimos, tem uma cortina nas camas que salvam a vida, te dão uma privacidade muito boa, tem ar condicionado (apesar de eu não gostar), banheiros ótimos (saudades do chuveiro de lá). Em cada andar possui uma cozinha com micro-ondas, pia e geladeira.
E no terraço tem uma cozinha para todos usarem com fogão e tals. Esse é o único ponto negativo de lá. A cozinha deixa um pouco a desejar em relação aos fogões e quantidade de panelas utensílios de cozinha no geral.
Dica importante: Se você pretende cozinhar para economizar, leve suas Tupperware daqui do Brasil, lá são caras e não tem tantas opções. Leve na mala com roupas dentro e na volta deixe por lá mesmo. Você vai voltar com mais espaço na mala e vai ajudar os futuros coleguinhas que não leram esse post haha...
O hostel tem 4 andares, onde no 4º fica a recepção/base da Egali, a cozinha, piscina e é onde rola o café da manhã. Tem elevador e só se hospeda gente feliz naquele lugar. Os profissionais que trabalham lá são todos maravilhosos, fizeram eu me sentir em casa. Eles são uma família mesmo e adotam todos nós que caímos de paraquedas lá haha.
Um beijo especial para os meus irmãos favoritos OS CEZARIOS, para ALINE mulherão da porra maravilhosa e Fabi dona da melhor playlist. <3
MINHA VISÃO SOBRE MALTA
Um lugar lindo, maravilhoso que me encantou de diversas formas. Ruas limpas, casas arrumadinhas, muito carro top nas ruas, falta de mão de obra no geral e principalmente para coisas simples, em diversos lugares há plaquinhas dizendo que precisa de gente para trabalhar.
A princípio seria um lugar que eu não escolheria para morar, me apaixonei por Amsterdã e já ouvi muitas coisas boas sobre Portugal e Espanha, mas pelo fato de eu sempre ter sonhado em morar de frente para o mar, muito provável que eu volte. Torçam por mim, me patrocinem ou me contratem (hostel’s de plantão olha eu aqui doida para trabalhar no seu negócio haha).
PARTE RUIM
Em Malta a galera fuma mais que caipora, todo mundo fuma mesmo o cigarro sendo extremamente caro por lá. Você entra na balada tem gente fumando (sai de lá parecendo um cigarro ambulante, roupa, cabelo tudo fedendo), vai no shopping a galera fumando nos corredores. Então isso é péssimo principalmente para quem não fuma e para nós brasileiros que já estamos acostumados com não fumantes nesses ambientes.
E em Malta não tem panela de pressão nem feijão, só aqueles em lata e CUIDADO tem uns que é feijão com molho de tomate, não achei ruim, mas também não é lá aquelas coisas. E tem um feijão na manteiga que é horrível.
RESUMO DA MINHA EXPERIENCIA
Ser intercambista é muito intenso, tudo que você vai viver será intenso. As amizades, as pessoas, as comidas, os passeios, as coisas, os lugares, até o céu tem uma cor diferente.
Não importa se você vai ficar 15, 20, 30, 60, 90 dias que seja. Não será o tempo que vai determinar a intensidade das coisas.
É tudo tão maravilhoso, a ponto de você conhecer a pessoa há uma semana, e ela ir embora no dia seguinte e você chorar por ter que se despedir de uma pessoa que você conhece há 7 dias. Você chega lá e ninguém vai te perguntar o que você faz e sim quem você é.
Você cozinha umas coisas malucas para economizar, você dividi comida com a galera, você paga cerveja pra galera e no outro dia você tá sem grana alguém paga para você.
Ser intercambista é passar perrengue para se comunicar, para chegar nos lugares, é tomar banho de chuva porque é muito caro pagar por um guarda-chuva, é ser amiga de todo mundo e não ter problemas com ninguém, e se apaixonar e viver o romance mais intenso da sua vida, é fazer loucuras porque ninguém te conhece mesmo, é pagar mico (isso eu sou expert porque eu não posso ver uma vergonha que eu já quero passar. Se tivesse campeonato na Egali eu ia ganhar devido a minha quantidade de roxos e tombos), é beber horrores e no outro dia seguir o baile como se nada tivesse acontecido.
Ser intercambista é viver intensamente todos os dias como se fosse o último.
É fazer amigos que você vai levar para vida. É viver amores avassaladores, daqueles que você vai lembrar todos os dias e vai até suspirar. Ser intercambista é viver uma vida de sonhos em poucos dias.

Outras Informações
Aéreo: Alitalia (Dica: Para quem é alérgico, intolerante a algo ou é vegetariano, você tem a opção de pedir comida diferenciada. Sou celíaca e a Alitalia me serviu comidinhas bem bacanas)
Hospedagem: Egali Hostel (Dica: Leve suas Tupperware de casa e participe de todos os jogos alcoólicos que puder e bebam por mim. E me marca lá no Insta @mochiladabruh to aqui bebendo por você garota haha).
Transporte: Para ir e voltar do aeroporto E- CAB (é tipo UBER) vai te custar ¢19. Se cobrarem mais que isso não vá! Ônibus tem preço de verão e preço fora do verão que é mais barato custa ¢1.50 se for e voltar em menos de 2h pode usar o mesmo ticket. Há umas vans que cobram ¢4 para te levar até os locais como Mdina ou Valletta (só ida), mas se estiver com o tempo curto vale a pena porque é bem mais rápido que ônibus.
Dinheiro: Em quase toda esquina tem caixa eletrônico onde você pode sacar dinheiro do seu VTM, é cobrado uma taxa toda vez que você sacar.
Dividir a conta: Isso é coisa de brasileiro, lá fora não existe isso então um amigo paga pra todo mundo e depois vocês se acertam, ou fazer rodadas, cada rodada um que paga.
Compras parceladas: Isso também é coisa de brasileiro, Casas Bahia que inventou essa moda haha. (Faz falta)
Segurança: É tudo muito tranquilo por lá, você pode andar com celular, câmera na mão que nada vai te acontecer, quando ver motoqueiro não precisa correr. Mas também não abusa da sorte né, gente ruim tem em todo lugar.
Idioma: A língua oficial é o Maltês, mas todos falam inglês. Nas ruas entre eles você só vai ouvir o maltês, mas se caso for pedir uma informação eles respondem em inglês tranquilamente.
Clima: O tempo de lá é doido, parece São Paulo, na previsão diz que vai chover e faz sol o dia todo. Então nunca confie 100% na previsão do tempo.
Viagens: Viajar pela Europa é muitoooo barato. Existem companhias LowCoast que tem passagens muito baratas, porém você só pode levar uma mala de mão e há outras regrinhas chatas, mas que é só ler direitinho em cada companhia que vai ser sucesso. Como a Ryanair que tem passagens tipo de ¢9,90. Então se você guardar uma graninha extra, a meu jovem você vai conhecer a Europa toda, prepara o mochilão aí que vai ser sucesso. Eu tive a oportunidade de conhecer Amsterdã na Holanda e Roma na Itália. E para mim já foi uma experiencia de tirar o folego. Então faz o cofrinho aí e se joga nesse mundão que tá doido para te conhecer.
Fotos e videos no Instagram segue lá @mochiladabruh
Comentários